In EXPO FUTURA

Altina Martins

HABITAT

Inauguração: 3 outubro, das 16h às 20h
Exposição: de 4 outubro o  1 de novembro, de 2023  | terça a domingo das 10:00h-17h

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Rua da Escola Politécnica, 56-58, Lisboa

Habitat

“o mundo foi criado como um espelhamento intrínseco à natureza divina, que necessariamente existe e não deriva de um ato de reflexão, mas de um ser superior que gera por natureza um ser semelhante a si mesmo”

in: Plotino

“ O que está abaixo é como o que está acima, e o que está acima é como o que está abaixo, para operar os milagres da realidade Una”

in: A tábua de Esmeralda de Hermes Trimegisto 

 

A partir de técnicas tradicionalmente bidimensionais de interseção e entrelaçamento de fios, da utilização de  diversos materiais orgânicos e o inorgânico e do estudo de fibras funcionais e climatéricas, Altina Martins

cria novas atmosferas  de representação de elementos do cosmo, que potenciam a criação de novas narrativas para simbolizar o Universo. 

Esta pesquisa invoca o reino animal e o plano simbólico e mostra que através do pensamento heurístico, masculino e feminino, técnica e sensibilidade, ciência e arte, natureza e progresso, desejo e consciência, podem coexistir no mesmo corpo, espaço ou criação.É a força que motiva o jogo que lhes permite brilhar ao perto e ao longe, à luz direta ou no escuro.

No todo, descobrir o que é fundamental, chegar à simplicidade e, a partir do caos e dos contrastes, inventar a harmonia e o equilíbrio. 

Altina Martins

Entre 1972 e 1975, Altina Martins fez o curso de Design no Centro de Arte e Comunicação Visual (Ar.Co), em Lisboa. Em 1978/1979, investigou métodos naturais de tecelagem e tintagem nas regiões de Coimbra, Minho e Trás-os-Montes como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e em 1982/1983, realizou um estágio de pesquisa de Tecelagem Tradicional, em Benares, na Índia.

Em 1995/1996, a artista fez uma especialização em Tapeçaria de Alto-Liço, na Manufacture Nationale des Gobelins, em Paris, novamente como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.  Em 1998/1999, ingressou no curso de Tecelagem, Fiação e Tinturaria Natural, no Museu Nacional do Traje, Lisboa. É Professora de Nomeação Provisória/Professora do Quadro de Nomeação Definitiva do Setor Têxtil da Escola Secundária Artística António Arroio, em Lisboa, desde 1988 e tem participado em vários eventos de formação e reflexão sobre a tapeçaria contemporânea.

Participou em diversas exposições desde  2004 até aos dias de hoje .

A sua obra está presente nas seguintes colecções:

Coleção de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian,  Lisboa

Museu Nacional do Teatro, Lisboa

Museu dos Lanifícios, Núcleo da Real Fábrica Veiga, Universidade da Beira Interior, Covilhã

Biblioteca Municipal de Albufeira, Biblioteca Municipal de Montalegre

Museu Nacional do Traje

Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Artes Aplicadas

Câmara Municipal de Montalegre

Centro Ismaelita de Lisboa

Santuário de Fátima