The New Art Fest’20
Gen Y
Online Exhibition
julho – setembro
no website do Festival, no Blog do curador nas redes sociais do festival: Facebook e Instagram
Enquadramento
Bem-vindos à quarta edição do The New Art Fest — where art meets technology.
The New Art Fest é um festival de arte, ciência e tecnologia, que acontece em Lisboa desde 2016, com produção da Ocupart e curadoria de António Cerveira Pinto.
Durante a preparação da edição do New Art Fest de 2020 ocorreu e ainda perdura um evento mundial catastrófico, invisível, mas altamente destrutivo. A vida cotidiana tombou como um castelo de cartas. Museus e galerias de arte fecharam. Os artistas deixaram de poder trabalhar nos seus estúdios. A nossa vida tornou-se ainda mais digital e mais online, deixando os espaços físicos entregues à incerteza. As tensões políticas em todo o mundo deram o empurrão que faltava para uma tempestade perfeita e para a histeria colectiva. Os patrocinadores desapareceram. O festival ficou, de repente, a flutuar num vazio físico e orçamental.
Havia então duas opções: cancelar tudo o que estava previsto, deitar ao lixo um ano de trabalho, ou migrar em força para as plataformas online. A opção foi não desistir, e assim avançámos para um festival radicalmente desmaterializado, esperando tirar o melhor partido das suas quatro secções: Geração Y, Bit Street Honk Kong, Maker Art e The House of Thoughts.
Na ausência de um cubo branco livre de vírus, The New Art Fest teve que migrar para o éter tecnológico, substituindo o espaço pelo tempo. Isto é, um artista de cada vez…
A exposição Geração Y, que reune artistas, obras e referências de 12 autores chineses nascidos depois de 1980, inaugura no dia 9 de julho, às 15:00 (22:00 em Pequim, Macau e Hong Kong). A exposição Maker Art, resultado de um Open Call internacional que atraiu mais de 150 artistas de todo o mundo, abrirá as suas portas digitais a 29 de julho. Bit Street Hong Kong, resultante da parceria entre The New Art Fest e o Content Lab – uma das principais instituições de ‘new media art’ na China —, inaugura a 7 de agosto, com uma conferência Zoom internacional. A Casa das Ideias (The House of Thoughts) acontecerá mais tarde, com programa e horário a anunciar em breve.
António Cerveira Pinto e Luísa Moreira
E acontecerá nos seguintes espaços virtuais:
Website do Festival
Blog do curador
Facebook
Instagram
_______________________________________________________
GEN Y
(ir para a página da exposição)
New media: artistas chineses nascidos depois de 1980
Na edição anterior, o continente americano centrou as atenções do festival. Desta vez, a estrela chama-se China: a arte dos chamados nativos digitais, incluindo autores oriundos de Macau, Hong-Kong, bem como de Hangzhou, Guangzhou, Xangai e Pequim, entre outros importantes centros da arte chinesa contemporânea e pós-contemporânea.
Queremos conhecer o impacto das novas tecnologias e das redes sociais na arte chinesa da Geração Y. Qual a sua relação com a nova complexidade tecnológica, social e cultural? Como usam o tempo digital? Como lidam com a hibridização crescente das sociedades e a realidade aumentada? Como é que esta realidade mista acaba por transformar a natureza das suas obras e das suas vidas?
Esta é uma viagem cultural ao interior das dinâmicas mais avançadas e cosmopolitas da arte chinesa atual. O recente e extraordinário desenvolvimento da China levou-a às portas de um verdadeiro renascimento cultural, largamente influenciado pela tradição cultural e artística europeia e norte-americana.
O critério curatorial de ‘GEN Y’ é, na sua essência, geracional. Queremos perceber e sentir como os artistas chineses que cresceram com a revolução digital vêem o mundo e o representam.
O panorama curatorial desta exposição abrange um universo de 12 autores, cujas obras irão sendo apresentadas ao longo da duração do festival.
PRESS RELEASE