In EXPO PASSADA

The New Art Fest’20

Gen Y

Online Exhibition
julho – setembro

no website do Festival, no Blog do curador nas redes sociais do festival: Facebook e Instagram

Enquadramento

Bem-vindos à quarta edição do The New Art Fest — where art meets technology.

The New Art Fest é um festival de arte, ciência e tecnologia, que acontece em Lisboa desde 2016, com produção da Ocupart e curadoria de António Cerveira Pinto.

Durante a preparação da edição do New Art Fest de 2020 ocorreu e ainda perdura um evento mundial catastrófico, invisível, mas altamente destrutivo. A vida cotidiana tombou como um castelo de cartas. Museus e galerias de arte fecharam. Os artistas deixaram de poder trabalhar nos seus estúdios. A nossa vida tornou-se ainda mais digital e mais online, deixando os espaços físicos entregues à incerteza. As tensões políticas em todo o mundo deram o empurrão que faltava para uma tempestade perfeita e para a histeria colectiva. Os patrocinadores desapareceram. O festival ficou, de repente, a flutuar num vazio físico e orçamental.

Havia então duas opções: cancelar tudo o que estava previsto, deitar ao lixo um ano de trabalho, ou migrar em força para as plataformas online. A opção foi não desistir, e assim avançámos para um festival radicalmente desmaterializado, esperando tirar o melhor partido das suas quatro secções: Geração Y, Bit Street Honk Kong, Maker Art e The House of Thoughts.

Na ausência de um cubo branco livre de vírus, The New Art Fest teve que migrar para o éter tecnológico, substituindo o espaço pelo tempo. Isto é, um artista de cada vez…

A exposição Geração Y, que reune artistas, obras e referências de 12 autores chineses nascidos depois de 1980, inaugura no dia 9 de julho, às 15:00 (22:00 em Pequim, Macau e Hong Kong). A exposição Maker Art, resultado de um Open Call internacional que atraiu mais de 150 artistas de todo o mundo, abrirá as suas portas digitais a 29 de julho. Bit Street Hong Kong, resultante da parceria entre The New Art Fest e o Content Lab – uma das principais instituições de ‘new media art’ na China —, inaugura a 7 de agosto, com uma conferência Zoom internacional. A Casa das Ideias (The House of Thoughts) acontecerá mais tarde, com programa e horário a anunciar em breve.

António Cerveira Pinto e Luísa Moreira

E acontecerá nos seguintes espaços virtuais:

Website do Festival
Blog do curador
Facebook
Instagram 

_______________________________________________________

GEN Y

(ir para a página da exposição)

New media: artistas chineses nascidos depois de 1980

Na edição anterior, o continente americano centrou as atenções do festival. Desta vez, a estrela chama-se China: a arte dos chamados nativos digitais, incluindo autores oriundos de Macau, Hong-Kong, bem como de Hangzhou, Guangzhou, Xangai e Pequim, entre outros importantes centros da arte chinesa contemporânea e pós-contemporânea.

Queremos conhecer o impacto das novas tecnologias e das redes sociais na arte chinesa da Geração Y. Qual a sua relação com a nova complexidade tecnológica, social e cultural? Como usam o tempo digital? Como lidam com a hibridização crescente das sociedades e a realidade aumentada? Como é que esta realidade mista acaba por transformar a natureza das suas obras e das suas vidas?

Esta é uma viagem cultural ao interior das dinâmicas mais avançadas e cosmopolitas da arte chinesa atual. O recente e extraordinário desenvolvimento da China levou-a às portas de um verdadeiro renascimento cultural, largamente influenciado pela tradição cultural e artística europeia e norte-americana.

O critério curatorial de ‘GEN Y’ é, na sua essência, geracional. Queremos perceber e sentir como os artistas chineses que cresceram com a revolução digital vêem o mundo e o representam.

O panorama curatorial desta exposição abrange um universo de 12 autores, cujas obras irão sendo apresentadas ao longo da duração do festival.

Hong Wai 洪慧 

Hui Ye 葉慧 

Jiayu Liu 刘佳玉 

Kenny Wong 黃智銓 

Peng Yun 彭韞 

Sun Xiaoxing 孫曉星 

Sun Xun 孙逊 

Thianyi Zhang 張天譯 & Ling Liu 柳泠 

Yang Jian 杨健 

Yuge Zhou 周雨歌 

PRESS RELEASE