The New Art Fest 20
Maker Art | Pandemia
Online a partir de 29 julho 2020
The New Art Fest vai na sua quarta edição. Desta vez, e contra a psicose originada por um vírus, decidimos subir a parada: tudo online, e um ‘open call’ internacional em plena clausura mundial, para a sua seção Maker Art.
Responderam 167 candidatos. Escolhemos 50.
Há artistas oriundos sobretudo da Europa, América e Ásia. Estados Unidos, Alemanha, Portugal e Brasil são os países com presenças mais numerosas. Destaco ainda a participação chinesa nesta edição de Maker Art.
Pandemia foi o leitmotiv inevitável no momento em que foi decidido manter o projeto apesar da incerteza. A relação da arte com as catástrofes, ou com o isolamento, não é uma novidade. Mas o cruzamento destas duas realidades com o planeta dos vírus biológicos e digitais, sim, é uma experiência nova, marcante e duradoura.
Alguns artistas responderam diretamente ao desafio do leitmotiv (pandemia), outros preferiram uma resposta indireta, outros nem isso, propondo obras recentes mas anteriores à pandemia. O resultado é, por assim dizer, assimétrico. A súbita imersão nas redes digitais de milhares de milhões de pessoas, coisas e processos, não deixa de ser uma das mais fortes inspirações das respostas dadas à convocatória por nós lançada.
Cada vez mais artistas encontram na imersão tecnológica nos seus laptops e telemóveis uma via não apenas para a criação (o seu atelier virtual), mas também para a difusão e partilha do que fazem e criam. De alguma modo podemos dizer que o lugar da arte se está a mover rapidamente. É uma tectónica poderosa e complexa, socialmente ativa, global, a que as velhas estruturas verticais, burocráticas e especulativas da arte oficial a que chamam ‘contemporânea’ dificilmente resistirão.